Inevitável falar no assunto que toma as atenções mundiais no dia de hoje, as eleições americanas.
O esperado, pelas pesquisas e pelos especialistas na política norte americana é que o Democrata Barack Obama vença o Republicano John MacCain.
O termo "democrata" normalmente agrada mais a nós brasileiros, sendo prevalente a preferência por seu nome no Brasil. Até mesmo o Presidente Lula já demonstrou abertamente a sua preferência pelo primeiro presidente negro na história da maior potência mundial. Obviamente, Lula só está agindo assim por já estar convencido (que nunca antes na história daquele país, opa, desculpe, foi força do hábito) da vitória de Obama. Ele não arriscaria provocar um desconforto com MacCain, caso houvesse chance de vitória.
Em breve, veremos se o nosso Presidente está certo ou não ... em caso positivo, estará sendo quebrada uma grande barreira do preconceito nos Estados Unidos, o que, certamente provocará grande celeuma interna naquele país.
A impressão dos brasileiros e de boa parte do mundo é que vencendo Obama, vencido estaria o “maléfico poder imperialista” guiado por George W. Bush. Não acredito no maniqueísmo que sempre se tentou fazer transparecer, todavia também não acredito que a mudança será tão radical assim, obviamente que espero que o bom senso prevaleça no novo governo americano.
Na disputa o vencedor terá como prêmio o “direito” de controlar a maior crise econômica da história mundial, e evitar o enfraquecimento americano diante do mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar, fique à vontade.